A ambição associada à ética é saudável. Porém, um ambicioso sem ética se torna facilmente um ganancioso. Pessoas que se valem de quaisquer recursos para obter o que desejam, doa a quem doer e custe o que custar, não são ambiciosas, são gananciosas.
Os homens acabam esquecendo de si e de seus valores.
Hoje em dia para vencer é preciso correr muito senão acaba perdendo as boas oportunidades de crescimento e para vencer as pessoas não medem esforços e aí que entra a postura . É importante a pessoa ter ambição na vida,quando bem dosada ela é um estímulo para o crescimento humano ,porém quando mau utilizada confunde a visão das pessoas.Afinal tudo que serve para o bem também serve para o mau. O comum é que se atribua ao ambicioso o forte desejo de ganhar dinheiro, e, apesar de não haver nada de errado com isso, foi dessa visão limitada que nasceu a dúvida se ambição é uma qualidade ou um defeito. Afinal, textos sérios já se pronunciaram sobre isso com alguma severidade, a começar pela Bíblia, em que lemos que “O amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” – 1 Timóteo 6:10.Tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal é imprescindível se conhecer bem e adotar posturas que definam sua personalidade diante o mundo e as pessoas em sua volta .
A ética é algo que define a fibra da pessoa.
Para ser ético precisa ter empatia, ou seja, se colocar no lugar do próximo antes de qualquer ato a ser realizado.Para não ser ético é muito simples basta não enxergar no próximo um outro ser humano.
A vida ensina como boa escola,ensina muitas coisas mesmo quando não queremos escutar o que os outros dizem. A ambição pode ser boa sim mas pensemos um pouco as coisas mais simples e mais importantes da vida não dependem da ambição e sim do caráter.
O bem mais precioso que podemos adquirir é a felicidade e para isso é preciso bem pouco,afinal somos o queremos ser e depende de somente de nós mesmos.Como em quase tudo, o equilíbrio é o desejável. Imagine alguém que possua todas essas ambições, e que seja uma pessoa generosa, com personalidade estruturada e caráter sólido. Estaríamos diante de um dínamo humano capaz de conquistas, realizações, transformações. Seria ele um estadista?
De qualquer maneira, o tema ambição deve ser olhado com cuidado, pois quando a mesma não é acompanhada por qualidades pode ser frustrante ou angustiante.
0 Comments: