Esse é o fenômeno de aceitar duas crenças contraditórias simultaneamente.
“É o poder de manter duas crenças contraditórias na mente ao mesmo
tempo, de contar mentiras deliberadas e ao mesmo tempo acreditar genuinamente
nelas, e esquecer qualquer fato que tenha se tornado inconveniente”.
Buraco na memória
A tática do “buraco na memória” consiste em alterar ou destruir documentos, fotos, gravações e textos considerados inapropriados a fim de levar as pessoas a pensarem que um determinado fato nunca ocorreu. Mais do que censura, isso é reescrever a história.
Big Brother
Na Ficção de 1984 de George Orwell, o Grande Irmão vê a tudo e a todos. O famoso reality show, Big Brother, representa esta realidade, começando pelo nome e estendendo-se à vigilância com câmeras 24 horas por dia. Em 1999, a produtora holandesa Endemol batizou seu reality show, formato existente desde 1970, de Big Brother – o mesmo nome da mais sinistra entidade do livro.
John de Mol, autor da ideia, nega ter inspirado-se no livro de Orwell. Ele distingue entre o autoritarismo abordado em 1984 e o voyeurismo. Neste último caso, as pessoas não querem o anonimato, querem ser vistas.
O tema da eterna vigilância
Em As Sombras do Amanhã, de 1945, Johann Huizinga, historiador,
demonstrou que um dos segredos para o sucesso dos regimes autoritários é
estimular a denúncia entre as pessoas.
O sucesso do reality show, Big Brother, atesta o valor dado ao desejo de conhecer a vida do outro. Ditadores podem aproveitar-se disso para coletar informações, incentivando as pessoas a denunciarem umas às outras. Na URSS, por exemplo, os filhos eram treinados para vigiar seus pais e denunciá-los. Com tecnologia, torna-se ainda mais fácil.
Internacional Comunista: o plano do comunismo mundial foi real ou imaginário? Hoje em dia, a realidade da vigilância por câmeras está presente na vida de todos. Shoppings são constantemente monitorados, assim como o trânsito, os bancos, etc.
Em Nova York, a ONG New York Civil Liberties Union protestou contra a existência de 40,76 câmeras instaladas por quilômetro quadrado em Manhattan.
Além do mais, quão seguras as pessoas podem estar sobre seus dados na Internet? A privacidade está realmente garantida? As redes sociais e o Google podem reter informações, imagens, textos e sugerir outros conteúdos que influenciam o comportamento do usuário.
Enfim, por causa de todos esses temas, o livro 1984 de Orwell permanece atual. Sua ficção é um vislumbre de características presentes em governos do mundo contemporâneo, como as tentativas de controle do mercado e da sociedade. Orwell propôs a reflexão sobre a instrumentalização das pessoas comuns, situações em que o cidadão é reduzido a uma peça do controle estatal.
0 Comments: