Quando falamos em transtorno de personalidade histriônico lembramos e assemelhamos com a história do personagem Don Juan de Marco e quando falamos em Don Juan, muitos imaginam uma figura romantizada, um homem galante e seguro que conquista mulheres por onde passa.
Uma característica bastante forte do Don Juan é o egocentrismo exacerbado, pois o indivíduo está a todo o momento exaltando as próprias qualidades.E essa necessidade constante de autoafirmação é, na realidade, fruto de uma forte insegurança, que pode estar relacionada à aparência física ou ao lado emocional. Esse complexo de Don Juan pode estar dentro dos critérios caracteristicos de personalidades antisocial ou sociopata, pois para eles o mais importante é obter prazer com as suas conquistas. Para isso, o dom-juanista se utiliza de jogos de sedução e falsas promessas, tudo para provar aos outros e a si mesmo que é capaz de gerar interesse no sexo oposto.
O indivíduo que tem uma personalidade "dom-juanista" tem a necessidade de seduzir o tempo inteiro e quando, por exemplo, conquista uma pessoa "aparentemente dificil", ele a abandona por desinteresse.As pessoas com estes traços de personalidades estão constantemente trocando de parceiros, pois tem a necessidade fazer novas conquistas. Os "Don Juans" fazem de tudo para conquistar e muitas vezes não levam em conta os sentimentos dos outros à sua volta.
Os indivíduos Dom-juanistas e os de transtorno de personalidade histriônica são muito dramáticos, teatrais e gostam de apresentar discursos para impressionar, expressando as emoções de maneira exagerada para conquistar.
As principais características de transtorno de personalidade histriônica e também conhecido como dom-juanista"é onde o amor próprio é inflado, o egocentrismo, egoísmo, arrogância e preocupação apenas consigo mesmo são essenciais.Os principais fatores se observar nesses tipos de personalidades histriônicas são :
-Tendência de serem influenciadas pelos outros ou pelas circunstâncias. Buscam constantemente a aprovação dos outros sobre aquilo que pensam ou fazem.
-Excesso de consideração por pessoas que não são muito próximas. Esse tipo de transtorno de personalidade caracteriza-se pela carência afetiva constante, com comportamentos exigentes e voláteis.
-Dificuldade de se relacionar com os outros e o ambiente que as rodeia. Muitas vezes não sabem esperar e não toleram atrasos e adiamentos de situações.
-Crises de fúria e choro desproporcionais às situações que as desencadearam. Porém, embora a emotividade dessas pessoas seja exagerada, seus sentimentos podem mudar com facilidade.
Vale lembrar que, apesar de o nome Don Juan estar diretamente relacionado aos homens, mulheres também podem apresentar esse comportamento como forma de histriônica. (TPH)Se informar e saber ouvir os conselhos daqueles que te querem bem é fundamental para que evite se envolver com uma pessoa que apresente esse transtorno emocional e acabe sofrendo.
Prefira ter ao lado indivíduos que respeitem os seus sentimentos e te valorizem, pois isso é o mínimo que qualquer ser humano merece.
Nesses indivíduos, a empatia não existe e tendem a mostrar-se pouco preocupados com sentimentos alheios, afinal, eles estão sempre olhando para o próprio umbigo, a fim de suprirem apenas as suas próprias necessidades.
Essas características são encontradas em especial na psicopatia .
0 Comments: