Nessa tentativa de compreender o real sentido da leitura é oportuno evidenciar que o sujeito precisa ser conduzido em diversas situações a entrar nesse universo de leitores.
Muitas pessoas reconhecem a importância da leitura, mas não a colocam em prática. E por que não o fazem? Em geral, por preguiça, acomodação ou uma suposta falta de tempo.
Diante do exposto, questionamo-nos; Como podemos dar nossa contribuição para que eu possa perceber a importância da prática da leitura? Para que informações?
O mundo globalizado demanda uma sociedade leitora, participativa, informada e, sobretudo, consciente de seu papel enquanto sujeito social.
A prática da leitura está intimamente relacionada com a alfabetização, e que ler não significa apenas decifrar códigos, mas procurar um sentido, a partir de uma expectativa ligada a uma necessidade, a um prazer.
Isto inclui a leitura informativa, mas também a leitura literária; a leitura para fins pragmáticos, mas também a leitura de oportunidades ; leitura que situações da vida real exigem, mas também a leitura que nos permita escapar por alguns momentos da vida real.
A linguagem está presente no cotidiano do sujeito, pois ele utiliza-se da linguagem verbal, para interagir com o mundo e com o outro, e que usa o seu conhecimento de mundo, no processo de construção e interpretação daquilo que lê.
O conhecimento atual disponível requer uma mudança de metodologia apontando para a necessidade de repensar as teorias e práticas tão difundidas e estabelecidas parecendo ser as únicas possíveis .
Um dos méritos deste hábito repousa no fato de ser um dos principais meios através dos quais podemos adquirir um alto nível de cultura e de conhecimento, o que pode nos ajudar em nossas vidas profissionais e em nossas vidas pessoais.
Na realidade atual os aparelhos mediáticos invadem espaço, trazendo leituras superficiais sem aprofundamento do saber. Enfatiza-se que precisamos ir além nessa visão equivocada de leitores capazes apenas de decodificar textos, com muitas dificuldades para compreender o que estão lendo.
Especialmente, quando as pessoas não tem contato diário com bons e diferentes materiais de leitura.
Nos defrontamos com uma civilização que apresentam dificuldades do uso da língua padrão, não sabem organizar o próprio pensamento, só gostam de ler o que é do seu interesse e muitas vezes, esquecem-se da finalidade da leitura.
Sendo que ,muitas são as pessoas que leem correndo, sem atenção, procurando chegar ao final da leitura o mais depressa possível, e por muitas vezes são obrigados a ler aquilo que não os interessa, a saber que, tudo aquilo que é imposto, desmotiva e faz com que percamos o hábito.
Nessas condições, como vamos nos apropriar de conhecimentos sem leitura e reflexão? Para que estamos lendo? Que sentido tem a leitura? O que queremos com a leitura?
Para isso, devemos buscar materiais de leitura que fazem parte da realidade , não nos restringindo a praticar em apenas com textos descontextualizados.
Podemos dizer que neste século a educação brasileira está passando por uma época difícil em termos de adquirir o hábito da leitura, pois muitos jovens são “imediatistas”. Não tem interesse e nem paciência em ler os livros, pois dizem, ”tem tudo na net”,inclusive este texto.
Este é só mais um dos obstáculos que a escola enfrenta, pois, toma quase o tempo todo dos educandos, que na maioria das vezes, utilizam as tecnologias para outros fins.
Enfatizando que a viagem que fazemos ao ler é encantadora, envolvente, incentivadora,é realmente uma grande aventura.
Disciplinar-se adiante das questões que envolvem a leitura e seu papel social faz-se necessária a busca.
A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.