Ignorãncia plurarista

O que é ignorância pluralista?

O termo ignorância pluralista foi descrito pela primeira vez pelo psicólogo Floyd H. Allport e seus alunos, Daniel Katz e Richard L. Schank. Eles o definiram como “ um estado que ocorre quando a maioria dos membros de um grupo pensa que a maioria dos outros membros não compartilha suas avaliações do grupo, costumes ou objetivos ”.

somos vítimas de nossas falsas percepções

Em outras palavras, a ignorância pluralista é uma situação em que muitas pessoas erroneamente acreditam que os outros não concordam com elas, quando na verdade a maioria das pessoas compartilha da mesma opinião. Implica acreditar que nossas ideias, opiniões ou sentimentos estão muito distantes do que os outros pensam, experimentam ou sentem.

 Esse fenômeno psicossocial ocorre quando praticamente todos em um grupo ou sociedade rejeitam privadamente uma crença, opinião ou prática, mas acreditam que quase todos os outros a aceitam. Como resultado, nos comportamos de uma determinada maneira, apenas porque acreditamos que os outros se comportam dessa maneira ou expressamos uma opinião porque assumimos que é o que os outros querem ouvir.

Aceitar uma norma repudiada acreditando em uma opinião falsa

Allport e seus colegas conduziram uma série de estudos para investigar o alcance e o impacto da ignorância pluralista. Em um desses experimentos, eles pediram a estudantes universitários que estimassem a porcentagem de seus colegas que bebiam álcool regularmente. Curiosamente, os alunos superestimaram significativamente o número de bebedores no campus. Isso os levou a beber excessivamente, com o objetivo de se encaixar no grupo e se adaptar à "norma".Outro estudo clássico de psicologia em 1932 descobriu que os membros da comunidade acreditavam que outros apoiavam uniformemente a oposição da igreja local aos jogos de cartas e ao tabaco, já que as pessoas geralmente expressavam esse apoio em público. No entanto, em particular, essas mesmas pessoas admitiram que não apoiavam as proibições morais da igreja, mas não ousavam expressar essas opiniões em público pensando que outros as rejeitariam.

 A ironia é que sua visão “herética” aparentemente dissonante era na verdade a visão normativa de sua comunidade, embora mantida em segredo. Quando todos estão relutantes em expressar seus pensamentos e emoções mais genuínos para não se sentirem constrangidos ou rejeitados pelos outros, as pessoas acabam se sentindo mais sozinhas e incompreendidas.

O mecanismo psicológico que sustenta a ignorância pluralista

A ignorância pluralista começa com uma discrepância entre as ações públicas e os sentimentos privados. Os membros do grupo não são realmente ignorantes quanto aos sentimentos privados uns dos outros; em vez disso, eles pensam que os conhecem, mas estão errados. Em outras palavras, entendemos mal o que os outros pensam ou sentem.

 Nossa tendência à identificação grupal é uma das principais causas da ignorância pluralista. Muitas vezes nos deixamos levar pelo desejo de sermos membros exemplares da sociedade e/ou nos encaixarmos no grupo. A ignorância pluralista decorre de uma conformidade generalizada com as normas sociais, que determinam o que é comportamento adequado em determinados contextos, seja uma sala de reunião ou um hospital, bem como com amigos, estranhos ou colegas de trabalho.

 Essas regras ditam, por exemplo, que devemos apoiar publicamente amigos e colegas, não devemos questionar as escolhas pessoais dos outros e devemos permanecer calmos e no controle o tempo todo. No entanto, muitas vezes essas normas sociais são muito rígidas ou se tornaram arcaicas e não refletem nossas opiniões e sentimentos. Se nos limitarmos a segui-los, estaremos transmitindo uma imagem distorcida que alimenta a ignorância pluralista.

A percepção de felicidade é um bom exemplo para entender como esse mecanismo funciona. De fato, psicólogos da Universidade de Stanford descobriram que o fenômeno da ignorância pluralista também se estende ao plano emocional. Eles descobriram que as pessoas superestimam continuamente o nível de felicidade e bem-estar dos outros e inferem que essa é a norma.

Em parte, isso ocorre porque muitas pessoas reprimem seus humores negativos em público e tentam esconder seus fracassos sempre mostrando sua melhor face. Se não somos capazes de diferenciar entre o que vemos em público e o que vemos em privado, é fácil supor que essas atitudes refletem a realidade, quando não o fazem.

 Como Anton Chekhov escreveu: “ não ouvimos nem vemos aqueles que sofrem. As coisas terríveis da vida se desenrolam nos bastidores .” Claro que essa percepção é ilusória, mas suas consequências são muito reais, pois alimentam o círculo vicioso da ignorância pluralista.Aqueles que sofrem de ignorância pluralista tendem a se ver como membros desviantes do grupo: talvez menos informados, mais tensos, menos comprometidos, mais infelizes, menos competentes... ideais, o que muitas vezes só gera um profundo sentimento de frustração.

 Como Charles de Montesquieu escreveu séculos atrás: “ Se quiséssemos apenas ser felizes, seria fácil; mas queremos ser mais felizes que os outros, o que costuma ser difícil, pois achamos que eles são mais felizes do que eles .” Em outras palavras, somos vítimas de nossas falsas percepções ao perseguir objetivos inatingíveis.

A ignorância pluralista pode fazer com que as pessoas adotem atitudes e comportamentos com os quais não se identificam ou se sentem à vontade apenas para se alinharem com o que os outros supostamente sentem ou pensam. O resultado é uma diminuição geral do bem-estar de todos, a perpetuação de normas que perderam sustentação geral e, claro, a implantação de um padrão duplo nas relações que bani a autenticidade.

A boa notícia é que, para superar os efeitos da ignorância pluralista, muitas vezes basta ousar dizer o que pensamos e expressar o que sentimos. Nem sempre encontraremos ressonância no ambiente mais próximo, mas o mais provável é que a honestidade acabe gerando uma onda expansiva de autenticidade que porá fim à ignorância motivada.

Fontes: Jordan, AH et. Al. (2011) A miséria tem mais companhia do que as pessoas pensam: subestimando a prevalência das emoções negativas dos outros. Pers Soc Psychol Bull ; 37(1): 120-135.

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